Sala de Cultivo de Microalgas - NPDEAS

      O NPDEAS cultiva microalgas com objetivo de desenvolver energia renovável de forma autossustentável. Na sala de cultivo do Laboratório de Biotecnologia são produzidas microalgas em quantidade suficiente para iniciar os cultivos nos Fotobiorreatores Tubulares Compactos. Esse material chamado de inóculo precisa apresentar alta concentração da microalga no estágio adequado para a produção de biomassa em larga escala. Atualmente a sala de cultivo está sendo controlada pelo Mestrando Diôgo Oliveira Corrêa (Mestrando do PIPE - UFPR) e Beatriz Santos (aluna de Biologia da UFPR).

      Na fotografia abaixo pode-se ver os armários do lado esquerdo da sala de cultivo em uma imagem gerada por computador a partir de várias fotos individuais.
  

      Nesta imagem percebe-se em melhor detalhe os Erlenmeyers com os cultivos de microalgas.



    Além de produção de inóculo, a sala de cultivo serve também para a realização de experimentos para avaliar diferentes espécies de microalgas e composições de meio de cultivo. A temperatura é mantida à 22 ºC e nos cultivos autotróficos utiliza-se somente CO2 presente no ar como fonte de carbono.

         Nas imagens abaixo temos o cultivo de Scenedesmus sp. e Cianobactérias.


           Abaixo, imagens de cultivos de Scenedesmus sp. em diferentes fases de crescimento.



     Após a inoculação dos Fotobiorreatores com microalgas cultivadas na sala de cultivo, a biomassa de microalgas produzida vai ser utilizada para a produção de óleo e síntese de biodiesel.

        Alguns vídeos da sala de cultivo do NPDEAS: