Ciência para Todos - Projeto de Extensão do NPDEAS na UFPR

Desde a fundação do NPDEAS os coordenadoras realizam atividades como visitas dirigidas aos laboratórios do grupo de pesquisa. Várias escolas e universidades do Brasil e do Mundo passaram pelos laboratórios e conheceram as pesquisas realizadas na UFPR com foco em Energia Renovável, Biotecnologia e Meio Ambiente.

Agora, a partir de Agosto de 2016, o NPDEAS conta com o Projeto de Extensão Universitária destinado divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sociedade. Trata-se do CIÊNCIA PARA TODOS que tem como público alvo alunos, funcionários e professores de escolas do ensino fundamental, médio e profissional.



O projeto contará com o envolvimento de professores e alunos da UFPR responsáveis pela realização das atividades ao público alvo.

Neste projeto haverá o envolvimento dos alunos da graduação que vão receber capacitação para realizar as atividades propostas de divulgação da Ciência para a comunidade. 

Assim como o NPDEAS, o projeto de extensão é essencialmente interdisciplinar e vai contar inicialmente com alunos de graduação dos cursos de Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Florestal.

O NPDEAS entende que o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia é estratégico para o desenvolvimento de um país. A inovação de produtos, processos ou modelos de negócio podem catalisar as modificações necessárias para a melhoria econômica de uma nação e alavancar o aumento sustentável da qualidade de vida da população. As universidades compõem o celeiro do desenvolvimento científico e tecnológico e, desta forma, são os atores com capacidade de iniciar essa transformação. 

A nossa experiência nos mostra que se faz necessário uma articulação entre a universidade, a sociedade e o setor produtivo para: 

i) desenvolver ferramentas de gestão do processo de inovação, 

ii) criar uma plataforma de transferência desta tecnologia e 

iii) cultivar competências na sociedade e universidade para impulsionar melhoria significativa da qualidade de vida da população.

O objetivo principal do projeto consiste em:

"Desenvolver e aplicar ferramentas de gestão do processo de inovação através da aplicação de plataformas de transferência de tecnologia e treinamento de alunos de graduação em atividades de extensão com foco em Professores e Alunos de escolas do ensino fundamental, médio e profissional baseado no trabalho do NPDEAS, grupo de pesquisa interdisciplinar da UFPR em energia autossustentável, meio ambiente e biotecnologia, através de visitas dirigidas e canais de comunicação de via dupla com a sociedade".

Em breve estaremos disponibilizando um site para agendamento de visitas de escolas e solicitação de palestras em eventos.

Fique conectado nas nossas novidades pelos links: