Tratamento de Efluente, Reaproveitamento da Água e Separação de Microalga em Escala de Engenharia


O NPDEAS desenvolve desde 2008 tecnologias em escala de engenharia para tratamento de efluentes e emissões a partir do cultivo de microalgas em fotobiorreatores tubulares compactos. Ao todo são cinco fotobiorreatores com capacidade total de 60 m3 de cultivo de microalgas. 

Trata-se de uma iniciativa interdisciplinar da Universidade Federal do Paraná que conta com professores dos departamentos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Química, Bioquímica e Biologia com o objetivo de fornecer para a sociedade soluções para problemas energéticos e ambientais.

Os fotobiorreatores patenteados são compactos e permitem aplicação em diversas áreas industriais. Devido a características inovadoras, o NPDEAS produz biomassa microalgas que destina-se à estudos como a produção de biocombustíveis, produtos de alto valor agregado e ração animal. 

No vídeo abaixo você confere todas as fases de produção da biomassa de microalgas. Partimos do efluente agroindustrial (rejeitos suínos) e obtemos ao final do processo biomassa de microalgas com água tratada que é reciclada no processo. 


As soluções desenvolvidas pelo NPDEAS (UFPR) são estudas em escala de engenhara, ou seja, os equipamentos construídos são em tamanho equivalente ao utilizado na indústria. 

Maiores informações: www.npdeas.ufpr.br e www.fb.com/npdeas